SOCIEDADE LAMATRONIKA - Página Oficial / Official Page

Photobucket - Video and Image Hosting

Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Rainha Mebd - Mitologia Irlandesa



O objetivo dessas novas postagens sobre o vasto universo da Mitologia Céltica será de informar ao leitor alguns dos significados relevantes dos deuses e deusas, heróis e heroínas das nove nações célticas, distribuídas nas regiões Insulares e Continentais do Velho Mundo. As postagens serão breves e direcionadas ao leitor iniciante, e sem o contexto acadêmico, portanto, sem referência bibliográfica para fácil leitura. Espero que gostem.

©Queen Maev por Joseph Christian Leyendecker
RAINHA MEDB
O significado de Medb pode ser Intoxicante ou mesmo Inebriante, ambas as palavras estão diretamente relacionadas possivelmente ao Prazer (neste caso uma forma de Edonismo sob vários aspectos). A origem do seu nome provém do Velho Irlandês cuja pronúncia é Mɛðv. Medb anglicizado torna-se Maeve ou Maive.
Medb era o nome da rainha guerreira mítica de Connacht ou Cúige Chonnacht sendo uma das províncias da Irlanda localizada a Oeste desta. Ela teve papel de grande relevância no Ciclo de Ulster (também conhecido como Ciclo do Ramo Vermelho). No mito casou-se com Aillil mac Máta e protagonizou o famoso combate com o rei de Ulster, Conchobar mac Nessa que governava o Ulaid de Emain Macha, em Táin Bó Cúailnge (em Braziliano-Português, Expulsando o Gado de Cooley). Cooley no Velho Irlandês torna-se Cuailghe que é uma península localizada no Condado de Louth na Irlanda.
Segundo a lenda, Medb está enterrada no cume do Knocknarea, no Condado de Sligo (veja foto abaixo). Dizem que ela está enterrada em pé e de frente para os seus inimigos em Ulster. 

Cairn de Medb em Knocknarea

Belíssimo mito que é enaltecido pelo imaginário dos Irlandeses. Slán.


©Cláudio César de Carvalho aka Caliaconos Daruogenos – 2014
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...